quinta-feira, 2 de julho de 2015

Transceptor CB 27 Mhz AM Walkie Talkie

Este transceptor publicado na revista ELÉCTRON 55 opera na faixa de 27 Mhz, AM, amplitude modulada super heteródino. O autor do projeto descreve com bastante detalhes deste simples RTX ou Walkie Talkie, de baixa potencia, confecção da placa de circuito PCI do protótipo, ajustes, e demais detalhes dos indutores. O projeto pode ser modificado mesmo na configuração portátil Walkie Talkie, substituindo os 3 transistores de RF TX de 2N 2222 pelos 2N2219, 2N3866, no oscilador e driver, e no PA saída RF TX um BD 139-16 ou BD 329-16, 2SC 3420, porem o consumo será muito maior, a bateria terá de ter mais corrente em repouso para ter maior autonomia de conversação. Na configuração rádio base, este transceptorzinho modificado fará você fazer contatos com diversas regiões com mais de 2000Km distante, dependendo da potencia de TX RF e uma boa antena externa e a propagação, para isso melhor acrescentar mais um circuito transistor LC, amplificando mais o sinal ficando com 4 transistores, 1-Oscilador- 2N 3866, 2-Amplificador- 2N3866, 3-Driver-BD 135-16, BD 137-16, ou BD 139-16, 4-PA Final RF 2SC 2166 o 2SC 1306, obtendo uma potencia de RF em torno de 5W,  o modulador terá de ser com um TDA 2003 e melhor com transformador passando o +B pelo mesmo alimentando o driver e PA TX. No receptor para melhorar a estabilidade modifique o oscilador local que é LC por um cristal -455Khz da frequência de transmissão, Ex: para transmitir e receber no canal 6 PX é um cristal de 27,025Mhz no TX, já no oscilador de RX terá de ser um cristal de 26,570Mhz, ou seja - 455Khz, que é o batimento do canal de FI de 455Khz, então todos os cristais de TX será a mais 455Khz. do de transmissão, 
          Pessoal depois de procurar está revista sem exito na WEB achei um blog do amigo Francisco Fambrini que tem o mesmo projeto e no final do esquema tem como baixar este artigo sem a capa em PDF. Quero agradecer ao amigo pela postagem e pelo trabalho,  baixe aqui: https://drive.google.com/file/d/0B0T8omiWkMq8UmVLRlp5MFltd0k/view
Link do blog:http://fdi-ffambrin.blogspot.com.br/2015/01/mais-um-circuito-de-walkie-talkie.html vale a pena visitar.
Muito importante ler todas ás páginas.
Na tabela de canais tem um erro, o canal 23= 27.255Khz, seguindo ás normas internacionais,
e na maioria dos PX brasileiros é assim, só o CCE 5000/60 que não é assim segue corrido de 
10 em 10 Khz que está errado.
 
Diagrama em blocos do Walkie Talkie.
Esquema Walkie Talkie tamanho natural da revista.
Esquema ampliado, o IC1 poderá ser um LM 386, Q8 pode ser um TIP 31.
Leiam todo conteúdo é importante.
Vejam o que escreve no começo, o autor sugere um transformador de áudio no modulador, mais alimente o driver com a mesma linha do transformador passando por um resistor de 10R 1W R13.
Ou seja o driver e o saída de RF PA são alimentado com +B áudio isso terá 97% áudio AM TX.
Como o autor escreve para ajustar o Transceptorzinho.
PCI protótipo tamanho ampliado.
 
Aqui Lay-out pela parte dos componentes, tamanho ampliado.
Talvez a maior dificuldade é a chave que são 4 em uma, ela é facilmente encontrada em auto rádios antigos e alguns rádio gravadores antigos.
Como calibrar, métodos que o autor sugere com ou sem instrumentos. 
Lista de componentes.
Pessoal este projeto está bem explicado para os iniciantes e querem montar seu próprio Walkie Talkie para brincar ou se comunicar com vizinhos, ou ainda fazer parte de rodadas em um determinado canal de PX, isso é possível, sabendo o canal em que o pessoal da cidade se reúne para fazer os QSO, contatos, veja a frequência e adquira os cristais correspondentes, mais lembre-se de se registrar na ANATEL como PX, é fácil, e só paga por ano uma merreca. Espero que alguem monte e tenha sucesso com este projeto que pode ser modificado para outras frequências mais acima.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam comentários ou sugestões.