quinta-feira, 3 de agosto de 2017

VFO conversão Gafanhoto 7Mhz RTX.

Olá foi publicado na revista Eletrônica Popular  119-3, Junho 2001 de autoria do PY4BJC Nelson Chimentão este VFO com conversão para 7 Mhz para ser implantado no transceptor Pequeno Polegar que ele havia montado anos atras, magnífica ideia do Nelson. leiam na revista o quanto o autor estudou, fez testes até chegar a este resultado. Há muitos anos atras por falta de cristais para montar meus transceptores em AM eu tive esta ideia de montar um VFO juntamente com um oscilador BFO de 455 Khz, quando eu precisava de cristais e não tinha como comprar, sempre com diferença de 455 Khz, a ideia era mais ou menos assim. Ao apertar (pressionar) o PTT, com a comutação com relé ou diodos, juntava o oscilador VFO simples com a frequência 455 Khz menos da que seria transmitida na saída do TX, e mais um BFO em 455 Khz, aplicando os dois sinais em cada porta "G1", "G2" de um MOSFET BF 980 como Mixer, em "D" uma bobina LC sintonizada na soma das duas frequência, que seria transmitida, ao soltar o PTT a comutação a diodo ou relé faria o desligamento +Vcc do BFO, a saída do VFO continuaria ligado no transistor misturador do receptor, mais o canal de FI em 455 Khz, teríamos a recepção na mesma frequência de transmissão, poderíamos ainda ouvir SSB e CW desligando +Vcc do Mixer BF 980 com relé ou a diodos fazendo a comutação, enquanto isso o BFO de 455 Khz iria atuar como recuperador do sinal suprimido, seria ligado na saída da FI preta em um circuito com 1N60, fazendo assim o batimento para ouvir SSB ou CW. É mais ou menos assim, porque na hora da montagem e em testes eu sempre procuro melhorar o circuito e ai acada ficando um pouco diferente do escrito. Eu não sei porque este tipo de circuito não era antigamente usados em Walkie Talkie ou transceptores comerciais, já tive observando esquemas na década de 60, 70, e até 80 alguns transceptores PX e outros não tinham PLL (Phase-Locked Loop) eram a cristais, muitos cristais a chave seletora de canais comutavam os cristais  em 2 ou 3 circuitos osciladores VXO ou VCO fazendo a mistura em Mixer com diodos em anel, duplo equilibrado e indutores, esses Mixer serviam como Mixer e modulador balanceado em SSB. Em muitos esquemas de transceptores SSB usamos esses Mixer a diodos vejam em:http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2015/05/ este com BC 547 em:http://members.ozemail.com.au/~jgprice/images/qrp.pngeste http://www.qsl.net/g4usp/BC547%20HF%20TXCVR/All%20transistor%20BC547%20SSB%20HF%20TXCVR%20SCH.htm o Beta em:http://esquemasprojetoseletronicos.blogspot.com.br/2015/10/transceptor-beta-e-beta-ll-ssb-cw-20.html entre outros. A partir da década de 80 com os CI (Circuitos Integrado) apareceram os PLL, Mixer, e outros. 
Pessoal esta revista vocês não vão encontrar na WEB, nem no blog do meu amigo Picco, e por falar nisso quero lembrar a todos que gostam de eletrônica ou tem ela como hobby, vamos valorizar os colegas que postam revistas em todo mundo, como blog do amigo Picco aqui no Brasil, é muito trabalho para eles, nós já achamos mastigado uma revista que antigamente era muito difícil adquirir. Ajude. Quem tem revistas velhas faça doações para blog do Picco, vocês estarão ajudando a crescer nosso hobby, acesse o blog e baixe várias revistas boas que são relíquias em:https://blogdopicco.blogspot.com.br/ Ajude a manter nosso hobby. Muito obrigado a todos.
Matéria do VFO Gafanhoto primeira e segunda parte.
Esquema do VFO primeira parte, coloquei descrição no oscilador em alguns componentes.

Segunda parte do VFO saída em 7 Mhz.
Lista de componentes completa.

Matéria parte dois VFO Gafanhoto, leiam é muito importante.
Leiam, para quem vai ou não montar, é importante.
A parte da montagem do VFO selecionei em zoom abaixo.
Em zoom leiam é importante.
Abaixo ás considerações finais e finalizando a matéria com uma errata sobre o tamanho da placa que não está aqui postado.
Placa Lado VFO Gafanhoto lado cobreado.
 
Lado dos componentes VFO Gafanhoto.
Ligações na placa VFO Gafanhoto.
Se vocês gostaram desta matéria ou gostam de montagem de transmissor, receptor, transceptor ou transverter acesse nosso blog com mais esquemas e projetos interessantes, neste link: http://projetosetransceptores.blogspot.com.br/2017/07/vfo-e-vxo-mix-rtx.html postei alguns esquemas idênticos a este, mas você pode ver mais click nos anos e meses do lado direito do blog e vejam muitos esquemas. Muito obrigado a todos.
Waldir Cardoso.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Façam comentários ou sugestões.